Neurologia

Dificuldade de aprendizagem


O conceito de aprendizagem é um processo de aquisição de conhecimentos, habilidades, valores e atitudes. Ela é possibilitada a partir do estudo, do ensino ou da experiência.


O aprendizado é um aspecto necessário e universal para o desenvolvimento das funções psicológicas culturalmente organizadas e particularmente humanas.


O termo dificuldade de aprendizagem é utilizado quando o processo de aprendizagem do indivíduo está em prejuízo. Não está fazendo referência à origem da dificuldade, nem às suas características, mas apenas a um sintoma.


As causas de dificuldade de aprendizagem podem ser: problemas pedagógicos, adaptação inadequada do estudante à escola, problemas de relacionamento dentro ou fora do ambiente escolar, problemas familiares (separação dos pais, sentimento de rejeição), problemas neuropsiquiátricos (TDAH, dislexia, discalculia, disgrafia, depressão, insônia, deficiência intelectual, autismo), problemas físicos (baixa audição ou visão, desnutrição, anemia, hipotireoidismo) e outras.


O escolar com dificuldade de aprendizagem deverá ser avaliado por uma equipe multidisciplinar (neurologista ou psiquiatra, psicóloga, terapeuta ocupacional, fonoaudióloga, psicopedagoga).


O tratamento é individual e depende da etiologia do aprendizado insatisfatório.

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