Demência de Alzheimer

A Demência de Alzheimer (DA) é uma doença progressiva e caracterizada por declínio cognitivo e alterações comportamentais. Interfere significativamente nas funções ocupacionais e sociais.
A DA é o tipo mais comum de demência. A prevalência estimada nos idosos acima de 65 anos é de 4 -8 % . É mais comum nas mulheres, mas provavelmente pela maior expectativa de vida destas.
A causa é desconhecida, porém existem alguns fatores que aumentam o risco deste tipo de demência: idade avançada, baixa escolaridade, história familiar, obesidade, depressão, diabetes, dislipidemia, hipertensão arterial, traumatismo craniano e síndrome de Down.
Os sintomas podem ser: esquecimento para eventos recentes, repetição das mesmas perguntas várias vezes, falta de orientação no tempo e espaço, dificuldade em montar estratégias, dúvida para encontrar palavras, irritabilidade excessiva, agressividade, sensibilidade aumentada aos ruídos e excesso de estímulos auditivos.
Pode ser classificada em estágios pré-clínico, leve, moderado ou grave.
Existe tratamento, mas este não é curativo e somente reduz a velocidade de progressão da doença e ameniza os sintomas psiquiátricos (agressividade, alucinações etc.).
O diagnóstico geralmente é feito por um geriatra, psiquiatra ou neurologista.
Em caso de dúvidas marque uma consulta com um médico de sua confiança.
Dr Camilo Azeredo CRMMG 38950 RQE 33175
Tags: