Neurologia

Demência de Alzheimer

A Demência de Alzheimer (DA) é uma doença progressiva e caracterizada por declínio cognitivo e alterações comportamentais. Interfere significativamente nas funções ocupacionais e sociais.

A DA é o tipo mais comum de demência. A prevalência estimada nos idosos acima de 65 anos é de 4 -8 % . É mais comum nas mulheres, mas provavelmente pela maior expectativa de vida destas.

A causa é desconhecida, porém existem alguns fatores que aumentam o risco deste tipo de demência: idade avançada, baixa escolaridade, história familiar, obesidade, depressão, diabetes, dislipidemia, hipertensão arterial, traumatismo craniano e síndrome de Down.

Os sintomas podem ser: esquecimento para eventos recentes, repetição das mesmas perguntas várias vezes, falta de orientação no tempo e espaço, dificuldade em montar estratégias, dúvida para encontrar palavras, irritabilidade excessiva, agressividade, sensibilidade aumentada aos ruídos e excesso de estímulos auditivos.

Pode ser classificada em estágios pré-clínico, leve, moderado ou grave.

Existe tratamento, mas este não é curativo e somente reduz a velocidade de progressão da doença e ameniza os sintomas psiquiátricos (agressividade, alucinações etc.).

O diagnóstico geralmente é feito por um geriatra, psiquiatra ou neurologista.

Em caso de dúvidas marque uma consulta com um médico de sua confiança.

Dr Camilo Azeredo CRMMG 38950 RQE 33175

Assuntos relacionados
Arquivo

Compartilhe